Terapia Ocupacional...

Terapia Ocupacional...
É uma profissão da saúde e educação, que trabalha com aspectos bastante particulares e, ao mesmo tempo, aparentemente simples da vida humana: As atividades realizadas pelas pessoas em seu cotidiano.

Saúde do Trabalhador




O trabalho, hoje em dia, ocupa um espaço muito importante na vida de todos, ou seja, quase todo mundo trabalha, e uma grande parte de nossa vida é passada dentro do ambiente de trabalho. O trabalho possui importante valor em nossa sociedade e as pessoas começam a nele ingressar cada vez mais jovens.

Assim como o trabalho pode trazer satisfação ao indivíduo, também pode ser fonte de adoecimento se não proporcionar ao trabalhador adequadas condições de trabalho, podendo acarretar várias doenças ocupacionais.

A Terapia Ocupacional em saúde do trabalhador apresenta-se como uma ciência que realiza um trabalho integrado com outras ciências relacionadas à saúde, onde o Terapeuta Ocupacional está apto a compreender as relações saúde-sociedade, como também as relações de exclusão-inclusão social, considerando as realidades regionais e as prioridades assistenciais, buscando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e orientando a participação dos mesmos em atividades selecionadas para facilitar, restaurar, fortalecer e promover a saúde.

A intervenção Terapêutica Ocupacional se desenvolve através de atividades terapêuticas com enfoque educativo, preventivo, curativo ou reabilitador em uma abordagem individual ou grupal objetivando possibilitar a redução da fadiga, do cansaço, desgaste do trabalhador, acidente de trabalho e o absenteísmo e aumentar o conforto, a motivação, a produtividade, a rentabilidade e a satisfação com o seu trabalho, entre outros.

A Terapia Ocupacional utiliza como tratamento a ocupação, trazendo assim, muitos benefícios aos indivíduos, como por exemplo, estimular seus interesses, seus pensamentos, suas reflexões, sendo esta uma forma de tratamento mais durável e eficaz, levando em conta, principalmente, as necessidades físicas, mentais e sócio-culturais de cada indivíduo.

A Terapia Ocupacional já vem desenvolvendo suas atividades em empresas nos mais diversos programas que visam a saúde do trabalhador propiciando a melhoria da produtividade, das condições de trabalho, do desempenho profissional por parte do funcionário.

A saúde do trabalhador é uma área em que a Terapia Ocupacional vem desenvolvendo, contribuindo, conscientizando e obtendo resultados satisfatórios, com o trabalho preventivo, curativo e reabilitador, sendo uma ciência em ascensão, construindo e instrumentalizando a autonomia social e a qualidade de vida do trabalhador.

Nenhum comentário:

O que é Terapia Ocupacional?

TERAPIA OCUPACIONAL



É o estudo e o emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O profissional elabora planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão.



Como é o curso?



O curso é composto de disciplinas da área de saúde, tais como anatomia, fisiologia, biologia e pediatria, e das ciências humanas e sociais, como ética e psicologia. Na parte profissionalizante, o aluno tem contato com disciplinas, como a de terapia ocupacional nas áreas de psiquiatria e deficiência mental e física. A formação do terapeuta inclui disciplinas práticas a partir do segundo ano e o estágio obrigatório em comunidades, hospitais, centros de saúde, asilos e centros de reabilitação no último ano.

Duração média: quatro anos.



O que você pode fazer?



Atendimento Com recém-nascidos, estimular o desenvolvimento por meio de metodologias próprias para bebês. Com indivíduos adultos, atuar na reintegração de desempregados no mercado de trabalho. Docência e pesquisa Ministrar aula e orientar projetos de pesquisa. Educação Acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Gerontologia Auxiliar na reabilitação física e na reintegração social de idosos. Reintegração social Ajudar na reintegração de viciados em drogas, menores infratores e carentes à sociedade. Psiquiatria Tratar de portadores de distúrbios mentais, com o objetivo de auxiliar sua inclusão social e ocupacional. Reabilitação funcional e profissional Promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física.



Onde trabalhar?



O terapeuta presta atendimento individual ou em grupo, em em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas. Além disso, o profissional está habilitado a prestar atendimento aos pacientes em domicilio



E o mercado de trabalho?



O mercado de trabalho para o terapeuta ocupacional passa por uma boa fase. Hospitais psiquiátricos, centros de reabilitação e clínicas de ortopedia são os principais empregadores. A reabilitação de portadores de necessidade especiais, em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é um campo bastante promissor, principalmente em cidades do interior, onde há maior carência desse profissional. As equipes multidisciplinares do Programa de Saúde da Família, do governo federal, bem como as prefeituras, costumam contratar terapeutas ocupacionais para trabalharem todo o país. Outras áreas em ascensão são gerontologia, oncologia (para atuar em unidades especializadas de quimioterapia) e saúde do trabalho, sobretudo na prevenção de acidentes e restabelecimento e reincorporação de profissionais ao mercado de trabalho. Na área educacional, o terapeuta ocupacional também pode seguir carreira acadêmica ou exercer atividades na assistência a crianças com deficiências em escolas de ensino regular. Nesse caso, o bacharel trabalha com o professor. Grande parte dos profissionais exerce atividades como prestador de serviço. Muitos se associam a empresas de assistência médica, pois, hoje, a maioria dos convênios possui terapeutas ocupacionais credenciados. As melhores ofertas de trabalho estão nas regiões Sudeste e Sul, devido ao tamanho das redes hospitalares. Mas, com a descentralização das áreas industriais, cresce a demanda também no Nordeste e no Norte do país. O trabalho do terapeuta ocupacional no campo social tem crescido nos últimos tempos, tanto em ONGs como em projetos financiados pelo estado e por empresas privadas.







YouTube