É durante a infância que ocorre o desenvolviemnto motor, e a Terapia Ocupacional simula experiencias de aprendizagem para cada tipo de déficit. Como existem diversas fases de cresciento da criança, o terapeuta identifica quais as capacidades que precisam ser adquiridas em determinada idade, e o que precisa ser estimlado no paciente. Como por exemplo, se a criança andou na idade certa, se ja consegue amarrar o cadarço, se não, será estimlada pelo terapeuta.
A forma mais frequente de se trabalhar com crianças é a partir de jogos e atividades lúdicas, pois promove com mais facilidade e rapidez, a apendizagem e o desenvolvimento das habilidades de uma criança, para aas saus atividades rotineiras.
O trabalho do terapeuta quando bem desenvolvido , pode proporcinoar diferentes estimulos à criança, sejam táteis, olfativos ou propioceptivos, com o intuito de desenvolver a interpretação certa aos estimulos presentes no ambiente em que se vive.
A Terapia Ocupacional é importantíssima na vida de crianças que possuem determinado tipo de limitação, seja a nivel psicomotor, deficiências, síndromes, problemas psicológicos, e tudo aquilo que impossibilita o desenvolviemento normal. É na infancia que a assistencia precisa ser iniciada, e quanto mais jovem, maior a facilidade para aprender. E é importante lembrar que em tratamentos com crianças a participação da familia e de professores, é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário